A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou no último dia 12 o simulado na comunidade de Vila Picasso em Capelinha de São Caetano, situada em uma das áreas de risco de Salvador, e que contou com a participação de 60 pessoas, entre moradores e lideranças da região.

A sirene, integrante do Sistema de Alerta e Alarme da Codesal, tocou por volta das 9 horas, seguido de avisos repetidos nos altos-falantes para que os moradores das áreas mais críticas deixassem suas casas e se dirigissem ao centro de acolhimento instalado na Escola Municipal Antônio Carvalho Guedes.

O simulado de evacuação tem o objetivo de preparar a comunidade para o caso de alerta de chuvas fortes que podem ocasionar deslizamentos de terra, alagamentos e soterramentos. A ação também visa estimular o protagonismo das lideranças comunitárias que devem atuar de forma preventiva para salvar vidas", explica a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Rita Moraes.

No suceder do alerta da sirene, técnicos e voluntários da Codesal, portando megafones, percorreram os pontos críticos, instando os moradores a participarem da atividade. A colaboração de voluntários que integram o Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) da comunidade é fundamental pois são eles que vão alertar os moradores a deixarem suas casas e se dirigirem para os pontos de apoio da região em época de instabilidade climática. 

Participaram ainda da ação a Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Corpo de Bombeiros.

O mapeamento das rotas de fuga nas áreas de risco é feito antecipadamente com base em informações obtidas nas próprias comunidades. Neste sentido, a participação do grupo é indispensável nas ações preventivas de modo a evitar situações de risco. “O êxito de qualquer projeto comunitário depende da sensibilização e mobilização dos moradores", afirma Rita Moraes.

Este é o quinto simulado realizado este ano pela Codesal. Os anteriores envolveram as comunidades Pedro Ferrão, Bom Juá, Mamede e Baixa de Santa Rita.