Em uma das dinâmicas para a implantação de Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) na comunidade da rua Ana Lúcia (Alto da Terezinha, Subúrbio Ferroviário), moradores da área construíram um maquete que teve o objetivo de ressaltar a realidade vivenciada por cada um, permitindo a visualização da região e ações necessárias para superação de problemas existentes.

No encerramento das atividades, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) certificou os 18 voluntários da localidade que concluíram os módulos que integram o Nupdec. A capacitação inclui conhecimentos sobre o papel da defesa civil, percepção de risco, primeiros socorros e o combate a doenças endêmicas, como a dengue, leptospirose e o zika vírus, além de estimular o protagonismo entre as lideranças de modo a adotarem ações preventivas.

A assistente social, Eliene Bitar, que atuou como facilitadora para a formação do Núcleo na comunidade, destacou que o intuito da maquete é "detalhar a realidade do local, permitindo observar as áreas de risco sujeitas a alagamentos em períodos chuvosos e demais demandas sociais". Ela acrescentou que foram surpreendentes os efeitos gerados pela maquete, possibilitando a observação das características ambientais da área, a disposição das casas, encostas, córregos e os imóveis interditados por estarem em locais de alto risco. Trata-se de um mapa inteligente, um vez que por meio das miniaturas, as situações de risco, áreas mais populosas e mais carentes, podem ser visualizadas com mais clareza, permitindo o planejamento organizado e eficiente de atuação do poder público.

Ainda segundo a assistente social, "as dinâmicas sempre promovem o aprendizado com trocas de experiências, motivadas pelo convívio social, que permitem encontrar maneiras eficazes e melhorar os serviços prestados".

Esgotamento sanitário - A certificação foi aberta com uma palestra apresentada pela engenheira Ana Livia de Passos Lima e pelo técnico em construção civil, Élcio Santos da Cruz, tendo como tema "Manual prático de Esgotamento Sanitário" destinado a orientar a comunidade sobre a correta instalação do sistema de coleta de águas pluviais já que a rua Ana Lúcia fica em uma área de baixada sujeita a constantes alagamentos em períodos chuvosos.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mencionam o saneamento básico precário como uma grave ameaça à saúde humana, problema que afeta principalmente a população de baixa renda e resulta em doenças e mortes relacionadas a sistemas inadequados de água e esgoto.

"Agradeço a Deus por vocês terem vindo. Quando chove isso aqui alaga. Minha casa já foi invadida pela água. Minha esperança é que as coisas mudem a partir de agora", disse Ana Silva, uma das novas voluntárias, que mora na comunidade há 30 anos.