Uma palestra sobre a leptospirose e dengue, apresentada por técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), encerrou, no último dia 04, as atividades de formação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) em Vila Picasso. Em seguida, a assistente social da Codesal, Nádia Rangel, entregou os certificados a nove voluntários que passam a atuar como uma rede de solidariedade na comunidade situada em um das áreas de risco de Salvador.

A técnica do CCZ, Sônia Serra, alertou que a leptospirose é uma infecção grave, causada por uma bactéria transmitida principalmente pela urina de ratos ou pela exposição à água contaminada pela bactéria Leptospira, que penetra no organismo através das mucosas, da pele íntegra ou com pequenos ferimentos, e dissemina-se na corrente sanguínea.

O número de casos aumenta na estação das chuvas, por causa das enchentes e inundações, razão pela qual deve-se evitar o acúmulo de lixo, além de observar as normas básicas de higiene e procurar andar sempre com sapatos fechados. 

A técnica do CCZ, Lícia Santana, falou sobre o Aedes aegypti, mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas capaz de transmitir numerosas doenças diferentes, entre elas a dengue, o zika vírus, a febre amarela e a chikungunya. 

Ela destacou que as quatro são doenças distintas, ainda que em algumas delas os sintomas possam ser semelhantes, pelo menos no princípio. "A doença que se desenvolve depende do vírus que o mosquito fêmea carrega".