Com uma série de atrações que representação a mais autêntica cultura baiana, o Fan Fest Salvador promete levar milhares de pessoas no Farol da Barra, no período de 12 de junho a 13 de julho, para celebrar a Copa do Mundo. O público vai poder ver jogos em um telão de 70 metros quadrados, montado pela Fifa, e depois assistir à apresentação de nomes como Ju Moraes e Adelmário Coelho, além de artistas que se destacaram no Furdunço, grande novidade do Carnaval de 2014.

O palco dos shows terá 35 metros de largura e 20 metros da altura. Dois pórticos serão instalados também pela Fifa para fazer o controle de acesso do público, aumentando a segurança da festa. O pórtico de entrada ficará na Rua Marques Ferreira e o de saída na Afonso Celso.

A Prefeitura participa da Fan Fest garantindo a infraestrutura para seu funcionamento. Foi montado um esquema especial com a participação de diferentes órgãos municipais, a exemplo da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), que cuidará do ordenamento dos ambulantes, e a Secretaria de Saúde (SMS), que vai atender ao público e realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. Veja a seguir como os órgãos públicos municipais irão atuar para assegurar o sucesso do evento e a diversão dos torcedores.

Codesal - Ao longo do evento, a equipe da Defesa Civil de Salvador (Codesal) vai realizar vistorias preventivas no palco da festa. A primeira aconteceu nesta quarta-feira (11). Foram analisadas a estrutura e o local onde o equipamento está sendo montado, para garantir a proteção civil não apenas para os artistas que vão se apresentar, mas para quem vai curtir a festa. A Codesal está acompanhando não só a montagem do palco como o acabamento.

Saúde - Além de garantir atendimento ao público do evento, que contará com uma equipe do SAMU, a Secretaria Municipal da Saúde realizará testes rápidos gratuitos no perímetro do evento. Uma unidade móvel ficará localizada na Barra das 12h à meia-noite, com uma equipe de cerca de 30 pessoas, podendo realizar cerca de 2000 testes rápidos de HIV.

Transalvador - Durante a realização do Fan Fest, as linhas de ônibus circularão somente pela Rua Afonso Celso, onde haverá um dos pontos de parada de coletivos, sendo o outro na Rua Miguel Burnier. Para quem optar pelo uso de táxis, os veículos estarão posicionados na altura do antigo restaurante Barravento, na Avenida Oceânica, onde o trânsito será interditado com três horas de antecedência ao início dos shows. Quando houver jogos da Seleção Brasileira, partidas sediadas em Salvador e das semifinal e final da Copa do Mundo, a Transalvador permanecerá operando na região com dez agentes de trânsito e transporte para monitoramento do tráfego.

Limpurb - Cerca de 90 agentes de limpeza vão trabalhar nos 15 dias de realização da Fan Fest. Serão utilizados 15 equipamentos por dia, entre veículos e equipamentos diversos. A limpeza será feita antes e depois do evento com uma estimativa de produção de recursos de 18 toneladas por dia.

Ordem Pública - Cem ambulantes foram credenciados pela Semop para atuar durante a Fan Fest. Todos terão que usar os kits de comercialização fornecidos pelos patrocinadores da Copa e só poderão vender bebidas das marcas autorizadas para o evento. Três baianas que já trabalham na Barra estarão com seus tabuleiros vendendo os tradicionais quitutes baianos.

Sucom - Com 185 funcionários trabalhando em todos os dias da Copa, a Superintendência de Controle do Uso e do Ordenamento do Solo do Município (Sucom) estará na Fan Fest fazendo proteção das marcas autorizadas para a Copa, com base na Lei geral da Copa, fiscalizando o espaço delimitado para ambulantes e as denúncias de poluição sonora.

Guarda Municipal - Na Fan Fest, a atuação da Guarda Municipal será relativa à prevenção da violência e proteção do patrimônio público. Cerca de 260 agentes trabalharão em parceria com a Coordenação de Fiscalização da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), no ordenamento de ambulantes; a Transalvador, no monitoramento do trânsito; e a Superintendência do Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom), na proteção ás marcas patrocinadoras do evento. Além disso, os agentes vão apoiar o trabalho de policiamento.