A Defesa Civil da Prefeitura de Salvador (Codesal) registrou um total de 12 ocorrências nos primeiros dias do Carnaval, em diferentes pontos do circuito oficial. Metade dos casos está relacionada a falhas no sistema de iluminação e o restante se divide entre uso indevido de estruturas, irregularidade no piso de arquibancada, ausência de guarda-corpo em carro de apoio e rebaixamento de fiação de rede telefônica. Nenhum dos casos foi considerado grave, destaca o subsecretário Francisco Costa Júnior.

Com um total de seis casos, todos no Circuito Dodô (Barra-Ondina), as falhas no sistema de iluminação não chegaram a comprometer o desfile de blocos e foram corrigidas por técnicos de empresas a serviço da Coelba. Outro problema detectado pela Defesa Civil nesse mesmo trecho foi o uso indevido de um abrigo de ônibus e do pórtico instalado em Ondina. “Temos sempre alertado os foliões sobre o risco de usar estruturas desse tipo como camarote”, observa Costa Júnior.

“Abrigo de ônibus, marquise e pórtico não são dimensionados para receber sobrecarga”, diz. No pórtico de Ondina, por volta das 2 horas de hoje (dia 17), técnicos da Codesal flagraram um grupo de 15 foliões posicionados no vão central da estrutura, configurando uma situação de risco.

Também no Circuito Dodô, no início da madrugada, o bloco Alô Inter foi notificado pela Defesa Civil para instalar o guarda-corpo no seu carro de apoio, acessório considerado indispensável, sob o ponto de vista da segurança. Já no Circuito Osmar, foram registradas apenas duas ocorrências: a irregularidade no piso da arquibancada do Campo Grande e o rebaixamento da fiação da rede de telefonia, arrastada pelo carro de apoio de um bloco. Todos os problemas foram comunicados aos responsáveis, que providenciaram a imediata correção de cada uma das situações.

Ação preventiva - A identificação de irregularidades como essas faz parte da ação preventiva desenvolvida pela Codesal durante o Carnaval, no sentido de neutralizar situações que possam ameaçar a alegria dos foliões. Iniciado semanas antes da festa (com a vistoria de circuitos principais e bairros), o trabalho prossegue até a madrugada da Quarta-feira de Cinzas, envolvendo 107 pessoas, entre técnicos de operação e apoio administrativo, que se revezam a cada 12 horas, assegurando o funcionamento ininterrupto do órgão.

Todas as ações desenvolvidas pela Codesal durante o carnaval são coordenadas de bases operacionais posicionadas estrategicamente no entorno da folia: Campo Grande (estande do SAF - Serviço de Apoio ao Folião), Ondina (no prédio da Prodasal, Rua Macapá, 271) e Bonocô (sede da Defesa Civil).

Dez postos de observação da Emtursa instalados no sítio carnavalesco funcionam também como ponto de apoio para os técnicos da Codesal: Farol da Barra, Barra Center, Clube Espanhol, Praia de Ondina, Campo Grande, Casa dItália, Piedade, Praça Castro Alves, Praça da Sé e Rua Carlos Gomes. Em quatro bairros onde a Prefeitura promove festa, a Defesa Civil também vai estar presente: Cajazeiras, Periperi, Itapuã e Liberdade. Relacionadas ou não ao Carnaval, solicitações de atendimento de emergência podem ser encaminhadas à Codesal a qualquer hora do dia ou da noite pelo telefone 199, cuja ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer “orelhão” sem o uso de cartão.