Foliões, turistas e comerciantes estão curtindo o Carnaval com tranqüilidade. A Prefeitura Municipal de Salvador preparou um esquema especial de atendimento nos três circuitos (Osmar, Dodô e Batatinha), e para que tudo saia bem foram instalados postos operacionais da Emtursa, Sesp (Secretaria Municipal de Serviços Públicos), Codesal, Ouvidoria Geral do Município, Limpurb, Sucom (Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município) e Superintendência de Parques e Jardins (SPJ).

Os turistas que tiverem alguma dúvida sobre a folia podem ficar despreocupados, já que a Emtursa disponibilizou uma central de informações 24 horas para atender os visitantes. No total, são 12 postos operacionais, sendo cinco (Elevador Lacerda, Corredor da Vitória, Praça Castro Alves, Farol da Barra e Ondina) com atendimento trilíngüe. Segundo a coordenadora da Emtursa, Merina Aragão, no Carnaval do ano passado foram atendidos 1.450 turistas estrangeiros e 8.995 brasileiros.

Ela explica que as informações mais solicitadas têm a ver com a programação do Carnaval, blocos, atrações, localização e camarote. As centrais estão preparadas para tirar qualquer tipo de dúvida, como as relacionadas a pontos turísticos, transporte, restaurantes, hotéis e trânsito. “Estas informações são essenciais para que os visitantes se sintam à vontade na cidade e brinquem com tranqüilidade e segurança na maior festa popular do mundo”, afirma Merina.

A carioca Grazielle Santos, 26 anos, que pediu informações sobre horários dos blocos, disse que nunca se sentiu tão bem em outra cidade quanto em Salvador. “É impossível não gostar daqui. Nós (turistas) não ficamos perdidos, temos todas as informações necessárias e isso é bom demais”.

Além das informações requeridas, os visitantes recebem um folheto com todas as informações sobre a programação e o mapa dos circuitos do Carnaval 2007, que tem como tema “O Coração do Mundo Bate Aqui”. Há também no encarte telefones de emergências e legenda de placas de identificação.

Outros serviços - A Prefeitura ainda oferece aos foliões serviços diversos, como os da Ouvidoria Geral do Município, instalados no Campo Grande, Ladeira de São Bento e na Sabino Silva (Ondina). Este ano, em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado, a OGMS irá atender a reclamações, críticas e sugestões referentes à organização do Carnaval, comportamento policial, trânsito, transportes, preconceito racial (através do Observatório Racial). A novidade este ano é a realização de uma pesquisa para avaliar a percepção da população sobre horários de trios, arquibancadas populares.

Já Secretária Municipal de Serviços Públicos (Sesp), responsável por fiscalizar o comercio informal e a iluminação pública, terá oito coordenações de área e três postos de apoio. A Defesa Civil (Codesal) estará promovendo a divulgação das ações de caráter educativo, visando à prevenção de acidentes (camarotes, arquibancadas, marquises); monitoramento dos circuitos, verificando as condições de segurança e identificando possíveis anormalidades para o pronto atendimento em situações de acidente, além de coordenar as ações emergenciais em caso de acidentes. A Sucom irá atuar na fiscalização dos camarotes, balcões, bares, arquibancada e publicidade.

Saiba aonde encontrar:

Ouvidoria do Município

Tel.: 156 www.ouvidoria.salvador.ba.gov.br

Postos: Campo Grande (Osmar), Ladeira de São Bento (Batatinha) e na Sabino Silva (Dodô)

Postos da Secretária Municipal de Serviços Públicos (Sesp)

Circuito Osmar : Campo Grande, Relógio de São Pedro, Largo dos Aflitos, Vale do Canela

Circuito Dodô: Farol da Barra, Miguel Bournier (Próximo ao Shopping Barra), Largo do Camarão (saída do Calabar) e Av. Adhemar de Barros (Ondina)

Circuito Batatinha: Praça Castro Alves

Postos da Defesa Civil (Codesal)

Farol da Barra, Barra Center, Campo Grande e próximo ao Clube Espanhol

Postos da Sucom