O Subcoordenador de Atendimento Emergencial e parte da equipe do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), participaram de uma palestra da faculdade Area 1 na noite desta quinta-feira (4). O objetivo da iniciativa foi levar aos universitários um pouco sobre as ações da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Durante o evento foi apresentado aos estudantes toda a parte institucional da Codesal pelo Subcoordenador de Atendimento Emergencial, Esmeraldo Tranquilino que destacou também como funciona e para que serve todos os setores, além de explicar o processo da geomamta – contenção mais rápida e de menor custo – que está sendo aplicada em diversas áreas da cidade.

Já a equipe do Cemadec, Guiliano Carlos do Nascimento, Marcelo Oliveira da Crus e a voluntária do setor, Nicoly Lima abordou o funcionamento do centro e os instrumentos utilizadas para a prevenção de acidentes como os pluviômetros e radar. Os estudantes também aprenderam sobre as sirenes e a parte da gestão de risco.  

“Iniciativas como essa são fundamentais, pois de um modo geral as pessoas não sabem que nós atuamos durante todo o ano com atividades preventivas para evitarmos os acidentes em períodos de chuva”, explica o diretor-geral do órgão, Alvaro da Silveira Filho.