O setor de gestão dos Núcleos Comunitários e de Voluntariado, ligado à Subcoordenação de Ações Comunitárias e Educativas da Defesa Civil de Salvador (Codesal), iniciou a mobilização da comunidade de Vila Mar para formação de mais um Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec).

Focadas na prevenção, as atividades do núcleo nas comunidades, em geral, duraram cerca de 15 dias. Os moradores assistem a palestras com aulas teóricas e práticas sobre Defesa Civil, percepção de risco, primeiros socorros, controle e combate às zoonoses, entre outras.

Esses núcleos já foram formados em diversas comunidade de Salvador, tendo como objetivo treinar os moradores a agirem proativamente de modo a evitar desastres, principalmente os que moram em áreas de risco.