O solo massapê, predominante na região do Subúrbio Ferroviário de Salvador, foi o assunto do trabalho apresentado por quatro estagiários de geologia do Setor de Monitoramento de Encostas e Áreas Alagáveis da Defesa Civil de Salvador (Codesal), no 48º Congresso Brasileiro de Geologia, realizado em Porto Alegre. Os estudantes fizeram  um mapeamento da região com o objetivo de subsidiar o monitoramento do risco.

Com o tema “Mapeamento do solo expansivo (massapê) como ferramenta para o monitoramento dos deslizamentos na área do Subúrbio Ferroviário de Salvador, Bahia” os estagiários Fernando Nascimento, Rebeca Barbosa, Tércio Nunes e Cleiton Alves desenvolveram o trabalho que teve a orientação da chefe do Setor de Monitoramento de Encostas da Codesal, Márcia Machado. O trabalho foi bastante aplaudido no evento.

“Antes de fazer o monitoramento temos que conhecer a área. Aquele é um solo argiloso que se dilata e contrai por conta da chuva, fazendo aquelas rachaduras e gerando dano nas estruturas. Por isso, nosso objetivo foi fazer um estudo sobre o mapeamento desse solo para subsidiar o monitoramento do risco”, explica Fernando Nascimento. Com o estudo, é possível fornecer uma ferramenta para gerenciar esse risco e alertar os especialistas para que as medidas cabíveis possam ser tomadas e, assim, as novas estruturas possam ser feitas de forma adequada.

O diretor-geral da Codesal, Álvaro da Silveira Filho, destaca que a participação dos colaboradores no evento faz parte do comprometimento que eles têm com a instituição. “Temos profissionais competentes e que se preocupam muito com o aprimoramento do conhecimento. Com isso quem ganha é Salvador e os soteropolitanos”, conclui.

Disque 199
Em Caso de Emergência.
Redes
Fale Conosco

Mais informações ou solicitações de dados

Clique Aqui