A completa informatização do sistema e a utilização de tablets para facilitar o trabalho das equipes durante as vistorias estão contribuindo para dar maior agilidade aos trabalhos da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Introduzidos nas operações desde maio deste ano, os equipamentos já estiveram presentes em mais de cinco mil vistorias. A iniciativa integra as melhorias implantadas pela Prefeitura dentro da Nova Codesal – ação de modernização do órgão de defesa civil - que visa, entre outras coisas, evitar e/ou minimizar os prejuízos humanos e materiais provocados pelo mau tempo na capital baiana.

De acordo com o subcoordenador de Áreas de Risco da Codesal, Matheus Fioravanti, antes dos equipamentos, a vistoria era realizada diretamente no papel, o que gerava uma grande demora e perda de tempo. “Era necessário esperar o engenheiro voltar à sede com as fichas preenchidas à mão, entregar ao setor de digitação para, então, colocar as solicitações de emergência no sistema. Os tablets chegaram em uma boa hora e representam um grande salto na execução do trabalho. Agora, a partir da solicitação via telefone (199), a chamada já é designada exclusivamente para a área e engenheiros específicos, o que garante uma enorme economia de tempo e resposta na execução do serviço”, explica.

De acordo com o gestor, o sistema está sendo aprimorado a partir das necessidades que vão surgindo durante o uso diário. Dentre as melhorias recém-implantadas está a função de fotografar e enviar a imagem do local vistoriado imediatamente para o sistema, a fim de agilizar a análise de risco de cada localidade e garantir uma resposta rápida do órgão de acordo com o grau de prioridade. Dessa forma, é possível mapear as ocorrências e manter um banco de dados sobre os locais onde há maior probabilidade de desabamento de terra e deslizamentos, dentre outras ocorrências. Tudo isso é executado em tempo hábil e mantendo um tempo mínimo necessário de espera.

“Nosso objetivo é agilizar ainda mais o trabalho e, consequentemente, a resposta ao cidadão. Agora temos a tecnologia a nosso favor. Os tablets permitem a geolocalização dos engenheiros, beneficiando o auxílio imediato aos solicitantes pois, no momento da análise, a vistoria entra automaticamente no sistema”, explica o diretor-geral da Codesal, Alvaro da Silveira Filho.

Operação – Em atuação há três meses com a nova tecnologia, o engenheiro civil Reginaldo Argollo confirma a evolução e agilidade conquistados durante as vistorias a partir da implantação dos tablets na rotina dos agentes da Codesal. "A rotina evoluiu bastante com o novo equipamento. Da forma anterior, as condições não permitiam uma ação imediata, sendo necessário um tempo maior de espera", diz.

Ele complementa que, por meio do sistema, os agentes chegam ao local com dados mais precisos sobre a ocorrência, incluindo imagens e informações sobre danos materiais e vítimas, se o imóvel é comercial ou residencial, se construído em madeira ou alvenaria e graduação do risco. Em caso de percepção de risco iminente, as primeiras providências adotadas pelo engenheiro responsável pela vistoria são: notificação aos moradores ou frequentadores do local para que deixem o imóvel, evacuação das casas vizinhas, caso haja risco de desabamento e interdição da área afetada.