Vinte e sete moradores da comunidade de Novo Horizonte, em Nova Sussuarana recebeu a certificação de capacitação de mais um Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). A certificação que aconteceu nesta terça-feira (27) e faz parte das ações do setor de Gestão de Núcleos Comunitários e Voluntariados da defesa Civil de Salvador (Codesal).

Durante a certificação a equipe do centro de controle de Zoonoses (CCZ) realizou uma apresentação teatral sobre dengue, onde as funcionárias do órgão apresentaram de forma lúdica como o mosquito se reproduz, formas de transmissão, como prevenir e como entrar em contato com o CCZ.

As atividades do Nupdec na comunidade duraram cerca de 15 dias. Os moradores assistiram palestras não apenas sobre a Codesal, mas sobre todo o Sistema de Proteção e Defesa Civil (Smpdc). “Tiveram aulas teóricas e práticas com o pessoal do Corpo de Bombeiros e souberam também sobre percepção de riscos com a nossa equipe”, explica a assistente social da Codesal Juçara Pereira.

Conforme ela, situações do cotidiano também foram levadas pela comunidade. “Como por exemplo o manuseio de troca do botijão de gás e quando fazer substituição da mangueira. Como utilizar a panela de pressão de forma segura. Dúvidas que muitas donas-de-casa tem”.

Os moradores também aprenderam a fazer manobras de reanimação e como agir em caso de acidentes. “Nosso trabalho é focado na prevenção. Essas atividades acontecem em diversas comunidade de Salvador e nosso objetivo é que todos os moradores sejam treinados, principalmente aqueles que moram em áreas de risco”, conclui a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas.