Novo Horizonte, em Sussuarana, é a mais nova comunidade localizada em área de risco a receber as atividades do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC). Até a próxima terça-feira, 27, serão apresentados módulos que abordam temas sobre defesa civil, percepção de risco, controle de zoonoses e primeiro socorros.

Em uma dos módulos, que aborda a função da Codesal na prevenção de desastres, a assistente social, Juçara Pereira, falou sobre a importância da união e do protagonismo dos moradores que devem estar comprometidos com a redução de riscos na comunidade e capazes de atuar em atividades de prevenção, socorro e assistência em caso de desastres.

A comunidade integra a Grande Sussuarana, um dos bairros formados do que era o antigo Quilombo do Cabula, destruído em 1807. 

Situado próximo ao Centro Administrativo da Bahia, a Grande Sussuarana (Sussuarana Velha, Novo Horizonte, Nova Sussuarana) tem cerca de cerca de 110 mil habitantes, a maioria vivendo em condições economicamente precárias. Boa parte do bairro é formada por loteamentos e casas de tijolo exposto construídas em encostas.

O NUPDEC visa integrar o sistema de Defesa Civil com a comunidade, rede de ensino e dos órgãos públicos de modo a assegurar uma ação conjunta de toda a sociedade na prevenção e redução de desastres.