Diante das fortes chuvas que caem em Salvador desde a quarta-feira (24), a Prefeitura decidiu manter o estado de alerta até a próxima segunda-feira (29), quando o tempo deverá melhorar. Somente ontem, o índice pluviométrico médio foi de 107mm – o maior já registrado na cidade até o momento em 2016. O balanço com a avaliação do primeiro dia de temporal e das ações municipais foi divulgado nesta quinta-feira (25), em coletiva realizada na sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal), na Avenida Bonocô, com as presenças do prefeito ACM Neto e dos secretários dos órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC).

De acordo com as previsões meteorológicas, o índice previsto para todo o mês de agosto na capital baiana era de 127mm. Na chuva da quarta-feira, 70 a 80% da cidade teve registro pluviométrico acima de 80mm. A  localidade do Bom Juá foi uma das mais atingidas, com 112mm de chuva. A Codesal registrou, somente ontem, 41 ocorrências. Foi cogitada a possibilidade de acionar o Sistema de Alerta e Alarme em todos os quatro pontos localizados nas comunidades de Coronel Pedro Ferrão (Liberdade), Mamede (Alto da Terezinha), Baixa de Santa Rita (São Marcos) e Bom Juá/Marotinho. Mas, após avaliação técnica que contou também com relato dos voluntários, verificou-se que não havia risco de deslocamento de terra.

O fato que necessitou de intervenção mais urgente por conta das chuvas foi referente ao desabamento parcial de um imóvel em Canabrava, que já apresentava problemas estruturais. A família com seis integrantes, que morava na residência, foi relocada inicialmente para o abrigo municipal na Avenida Vasco da Gama e, nesta quinta-feira, já havia sido transferida para o Hotel Social de Amaralina. Todos estão sendo assistidos por técnicos da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) e a família vai receber tanto o Aluguel Social quanto o Auxílio Emergência.

Infraestrutura – Com o grande volume de chuvas em tão pouco tempo, foram identificados pontos de alagamento na cidade, mas com rápido escoamento da água. O resultado do trabalho permanente realizado pela Prefeitura, a exemplo dos investimentos em micro e macrodrenagem, limpeza de canais e requalificação das principais vias da cidade, foi avaliado como positivo pelos gestores. Um dos pontos que chamaram a atenção foi a grande quantidade de lixo encontrada em córregos e canais, o que contribuiu para formação de pontos de alagamento.

Também foi considerado como bastante positivo o comportamento das geomantas – nova técnica de cobertura de encostas já aplicada pela administração municipal em 26 locais – nessa primeira chuva forte enfrentada pela cidade. Não foram registradas ocorrências nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e pelo Samu-192 referentes ao temporal.

De acordo com o prefeito ACM Neto, o quadro geral da cidade nesse período está sob controle, no entanto a Prefeitura vai permanecer em alerta até a segunda-feira (29). O gestor aproveitou para pedir a colaboração dos cidadãos tanto em evitar jogar lixo nos locais inadequados, quanto para que fiquem atentos a qualquer situação de risco. As ocorrências poderão ser comunicadas à Codesal por meio do número gratuito 199.