Ao longo desta semana, técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal) apresentaram ações do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) à comunidade de Planalto Real, em Plataforma, no Subúrbio Ferroviário. Na quarta-feira (24), a assistente social, Juçara Pereira, falou sobre a importância da estruturação de um grupo de moradores comprometidos com a redução de riscos na comunidade, com capacidade para atuar em atividades de prevenção, socorro e assistência em caso de desastres.

Para um grupo de mais de 40 pessoas, que se reuniram em uma igreja na localidade, a técnica afirmou que a principal finalidade do Nupdec é desenvolver um processo de orientação permanente tendo como protagonistas os moradores das áreas de maior vulnerabilidade da capital. O principal objetivo é prevenir e minimizar o risco de desastres.

Juçara destacou também o valor do trabalho voluntario no interior da comunidade de modo a auxiliar na identificação dos pontos de risco junto à Defesa Civil. Foi também realizada uma dinâmica de grupo que acentuou a necessidade da comunidade permanecer coesa.