A Subcoordenação de Ações Comunitárias e Educativas da Defesa Civil de Salvador (Codesal) certificou mais 25 voluntários. Eles participaram de instruções e treinamentos voltados a  preparar a população, que vive em áreas de risco, para agir em eventuais situações de emergência e na prevenção de acidentes.

Os novos integrantes receberam seus certificados de conclusão em cerimônia realizada, na última terça-feira (23), na sede da Codesal. O diretor do órgão, Alvaro da Silveira Filho, deu as boas-vindas aos novos voluntários, afirmando que "terão importante papel no sucesso das ações preventivas da Defesa Civil de Salvador".

Por cerca de um mês, os novos voluntários frequentaram aulas, ministradas por técnicos da Codesal e pelo Corpo de Bombeiros,  sobre  prevenção de acidentes, percepção de risco, meio ambiente, cidadania, primeiros socorros, além do controle de incêndios em botijão de gás e o manuseio correto da panela de pressão.

O bombeiro profissional civil e professor do Senai - Cimatec, Magno Santana Moraes, um dos novos voluntários da Codesal, conta que tem dedicado parte de seu tempo à ações comunitárias e defende a importância da atividade que "favorece ao indivíduo seu crescimento como ser humano".

Tiago Rodrigo Veiga, que já atuou como voluntário na Codesal, pretende dedicar suas ações na área de engenharia civil do órgão. Já a relações públicas, Barbara Elen Sampaio, que já atuou no Dida, pretende na atividade "adquirir novas experiências e conhecer comunidades".

Periodicamente, a Defesa Civil de Salvador realiza cursos de capacitação de voluntários. “Nessas atividades capacitamos a população para integrar o corpo de voluntários da Codesal. Eles têm como missão atuar em suas comunidades como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos além de, quando necessário, contribuir tanto na prevenção quanto na resposta aos desastres”.