A defesa civil institucional, o projeto Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), a Lei do Voluntariado e o Terceiro Setor foram alguns dos temas abordados pela técnica da Codesal Marizete Moitinho como parte do Programa de Capacitação de Voluntários, realizado na última terça-feira (16) na sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Participaram do encontro 14 candidatos.

Durante a palestra, os participantes conheceram a história do órgão, criado pelo Decreto nº 5.396 e hoje vinculado à Secretaria Municipal da Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil (Sindec). A técnica explicou que a Codesal tem por finalidade coordenar e executar a política de defesa civil do município de Salvador.

Marizete abordou ainda o funcionamento do Nupdec, núcleos que tem como finalidade desenvolver processos de orientação permanente junto aos moradores de áreas de maior vulnerabilidade do município, tendo como principal objetivo a prevenção e minimização dos riscos de desastres.

"Para o bom funcionamento da defesa civil, apenas planos bem elaborados não são suficientes. É preciso que a comunidade participe das atividades da Codesal, organizando-se em núcleos que irão auxiliar no planejamento e na execução das ações de prevenção", explica.

Foi apesentado ainda o papel do voluntário e suas atividades na Codesal, sendo enfatizado que "ser defesa civil significa estar envolvido e comprometido com a causa em benefício dos interesses coletivos e dar o melhor de si em prol da comunidade". O evento foi finalizado com uma visita aos diversos setores do órgão.