As ações da Defesa Civil de Salvador (Codesal) estão cada vez mais focadas na prevenção de acidentes. Com o objetivo de evitar desastres relacionados à chuva, a equipe do órgão é interdisciplinar, ou seja, conta com a presença de profissionais de áreas variadas como os geólogos, que têm o seu dia comemorado hoje, 30. São eles que realizam o monitoramento e mapeamento do solo e auxiliam a identificar pontos que podem resultar em ocorrências graves como os deslizamentos de terra.

Marcelo Oliveira, geólogo do Setor de Análise do Clima da Codesal, considera o trabalho de prevenção de extrema importância para Salvador. “É um trabalho extremamente gratificante. Trabalhar na Defesa Civil é buscar salvar vidas, evitar que desastres aconteçam”, disse.

“Nosso trabalho nos permite sugerir intervenções possíveis para minimizar as condições de risco em determinada área, evitando danos à comunidade”, afirma Paulo Lima, geólogo do Setor de Monitoramento de Riscos em Encostas. Paulo explica que o trabalho dos geólogos na Codesal é muito específico, ligado ao risco geológico, diferentemente do trabalho em zona rural, no qual se busca encontrar e preservar reservas minerais. “O grande desafio aqui é a geologia urbana, onde a quantidade de casas dificulta um pouco a visão do ambiente. Na área rural, é mais fácil estudar as estruturas e o relevo”.

Trabalho coletivo - Os geólogos destacaram a importância da colaboração de outros setores e da comunidade no trabalho de prevenção. “Trabalhamos com a comunidade para identificar locais de deslizamento ou se há problemas com a estrutura das casas, por exemplo. A presença dos assistentes sociais na comunidade é fundamental. Além disso, os estudos geológicos são combinados com estudos meteorológicos e de engenharia”, destaca Paulo.

“A comunidade pode contribuir com o nosso trabalho, porque além da ocupação desordenada, as intervenções, como descarte de lixo e drenagem da água utilizada, interferem no solo. O trabalho de conscientização nas comunidades ajuda muito nas nossas atividades”, completa Marcelo.

Diferentes formas de atuação - Paulo e Marcelo são de setores diferentes na Codesal e utilizam os conhecimentos de geologia de forma distinta. No setor de monitoramento, Marcelo relaciona dados da meteorologia com informações sobre o solo, como as características dos terrenos de Salvador, e emite um boletim diário para os coordenadores alertando sobre o risco de acidentes e o estado no qual a cidade se encontra. Esses dados reforçam o Plano de Proteção e Defesa Civil (PPDC), que orienta as ações da Codesal de uma forma mais ampla. 

Através do mapa de suscetibilidade, que indica pontos de risco na cidade, Paulo verifica encostas, estudando o relevo, se há cobertura vegetal, habitação construída de forma inadequada e intervenções como descarte de lixo. “Com o aumento das chuvas, quando o solo vai se tornando mais encharcado, tudo isso contribui para que o terreno perca a coesão e possa provocar um deslizamento”, explica Paulo.