A Subcoordenadoria de Ações Comunitárias e Educativas da Defesa Civil de Salvador (Codesal) apresentou nesta terça-feira (02) o segundo módulo do projeto de formação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec)  à comunidade de Manoel Bomfim, em Pau da Lima.

A instalação do Nupdec é prioritária em áreas de risco e tem por objetivo organizar e preparar a comunidade local a dar a pronta resposta aos desastres, a exemplo de deslizamentos de terra causados pelas chuvas, além de, em situação de normalidade, atuar no planejamento de ações de Defesa Civil que visem a proteção comunitária.

A apresentação que abordou tópicos sobre defesa civil foi realizada pela responsável do setor de gestão dos núcleos comunitários e de voluntariados, Simone Café. Segundo ela, a comunidade é estimulada a se organizar para o enfrentamento das calamidades públicas e na melhoria da qualidade de vida na região e forma grupos interessados no núcleo.

"Esses Nupdec’s são formados com o objetivo de complementar as ações da prefeitura no gerenciamento em áreas de risco e possíveis ameaças decorrentes de fenômenos naturais ou ocasionados pela ação humana", afirma.

Os encontros estão divididos em módulos: apresentação do núcleo, módulo institucional sobre a Defesa Civil, primeiros socorros e percepção de risco.