Nesta segunda-feira (25), comemora-se o Dia do Motorista, em alusão ao dia de São Cristovão, padroeiro da classe. Na Defesa Civil de Salvador (Codesal), os condutores têm uma importante participação no transporte de técnicos em diversas atividades externas realizadas pelo órgão: vistorias de engenheiros, atividades educativas (formação de Núcleos de Proteção e Defesa Civil e Defesa Civil nas Escolas), Simulado de Evacuação, atendimentos sociais e emergenciais.

As atividades educativas são as que comumente levam equipes maiores para a comunidade. É nessa área que Nelson Brandão, 57, mais participa. Ele é responsável por dirigir a kombi do órgão, veículo com maior capacidade de pessoas. Há 11 anos na Codesal, ele já tinha experiências anteriores dirigindo ônibus e também carros menores. Porém, conta que o trabalho é diferente: “é a primeira vez que trabalho com áreas de riscos e atividades educativas. Gosto muito do que faço e dou o meu melhor para o avanço da empresa”.

A Codesal conta atualmente com 43 motoristas em seu corpo de funcionários, número que aumentou durante o período da Operação Chuva para atender com mais agilidade às solicitações de emergência na temporada de mais risco na cidade.

O quadro de condutores do órgão é formado, em sua maioria, por profissionais que já trabalhavam como motoristas antes de entrarem na Defesa Civil. O número é composto por 40 homens e 3 mulheres, sendo uma delas, a motorista executiva do órgão.

Nadson Santos, 43, está na Codesal há quase 5 anos, mas já trabalhava como motorista em outras secretarias antes de chegar na Defesa Civil. Ele conta que ainda assim, a experiência é diferente: “Trabalhar na Codesal acaba me transmitindo muitos conhecimentos sobre a cidade”. Além disso, Nadson ressalta o quanto estar no órgão aumentou seu espírito de coletividade. “Estar aqui instiga nosso espírito de ajuda ao próximo. Quando vejo alguém precisando de alguma orientação relacionada a Defesa Civil, já quero ajudar repassando os conhecimentos que aprendi no órgão”.