Detalhes sobre o Plano de Proteção e Defesa Civil (PPDC) foram debatidos, nesta sexta-feira (20), pelos integrantes do Núcleo Comunitário (Nupdec), da Rua Mamede em Alto da Terezinha. No local acontece neste sábado (21), um simulado, organizado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). O exercício tem como objetivo oferecer as orientações que devem ser adotadas em situações que exijam a desocupação de uma área.

No encontro, realizado na Escola Municipal Santa Terezinha, o pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Agostinho Ogura demonstrou que o PPDC foi construído a partir de um conjunto de informações destinado a adotar medidas que evitem danos em casos de desastres causados por uma forte chuva, por exemplo.

As informações do plano são coletadas e analisadas rotineiramente pelos especialistas da Codesal. No PPDC também estão incluídas as medidas de mobilização social e educativas que têm como objetivo principal a formação dos núcleos comunitários. São eles que capacitam as lideranças para atuar como colaboradoras do trabalho da Defesa Civil.

“Estamos mostrando como cada comunidade pode ser protagonista da sua própria segurança”, disse Ogura. Ele explicou ainda que as informações do PPDC permitem à equipe técnica da Codesal adotar uma série de procedimentos a partir dos dados que analisam. Essas medidas estão divididas em quatro níveis: observação, atenção, alerta e alerta máximo.

“O estado de alerta máximo pode exigir a adoção do Plano de Evacuação. Ele consiste em apontar as rotas seguras para deslocamento das pessoas até o local que irá servir de abrigo”, completou Ogura.

Esse exercício apontado pelo geólogo é colocado em prática durante os simulados como o que irá acontecer neste sábado (21).  Além do módulo sobre o PPDC, os participantes do Nupdec da Rua Mamede receberam orientações sobre a forma como a Codesal está estruturada; primeiros socorros e percepção de riscos.  “Essa é uma ação da Nova Codesal que tem como prioridade a população. Nosso principal objetivo é proteger a vida do cidadão com atividades preventivas e como evitar os acidentes relacionados a proteção civil”, conclui o diretor-geral da Codesal, Alvaro da Silveira Filho.

Disque 199
Em Caso de Emergência.
Redes
Fale Conosco

Mais informações ou solicitações de dados

Clique Aqui