A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recomenda que, durante o período chuvoso, a população deve ficar atenta às situações de risco causadas pelo mau tempo. É necessário que algumas medidas preventivas sejam tomadas para reduzir o risco de danos materiais e preservar a segurança de todos.

A Defesa Civil de Salvador realiza, ao longo do ano, ações preventivas nas áreas de risco da capital baiana. Neste sentido, as vistorias são realizadas diariamente a partir de demandas dos moradores ou de solicitações feitas através dos órgãos parceiros da Operação Chuva.

“Enquanto Defesa Civil nosso principal objetivo é preservar vidas, com o acompanhamento sistemático das ocorrências que envolvam riscos. Caso seja percebida mudanças no cenário, como escorregamentos de terra, rachaduras e estalos em paredes, postes inclinados, entre outras, entrem em contato conosco imediatamente pelo telefone 199”, orienta o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Normas de segurança que podem ser adotadas:

Antes das Chuvas

>> Mantenha telhados e calhas limpos;

>> Remova árvores ou galhos secos que possam vir a cair sobre a sua residência em caso de ventania;

>> Não jogue lixo na rua fora do horário de coleta. Ele pode entupir bueiros e impedir o escoamento da água;

>> Limpe também ralos e drenagens de rede pluvial;

Durante as chuvas

>> No trânsito, evite trafegar em pistas inundadas e alagadas.

>> Pare o carro se a chuva estiver muito forte;

>> Não tente atravessar enxurradas;

>> Não se aproxime de cabos elétricos molhados ou arrebentados.

>> Não permaneça em áreas abertas;

>> Não fique no alto de morros ou no topo de prédios;

>> Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas;

>>Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios;

>> Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;

A Codesal também emite alertas para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS para 40199 e informe o número de seu CEP e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.

ASCOM - CODESAL
03/05/2023