A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu a visita técnica de auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) que foram conhecer as atividades desenvolvidas, trocar experiências e impressões acerca de temas diversos relacionados ao órgão.


O grupo foi recebido pelo diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, que apresentou uma síntese das ações, que incluem programas educativos, desenvolvidos em comunidades assentadas em encostas; monitoramento climático, que subsidiam a tomada de decisões em instantes de chuvas extremas, mapeamento de áreas de risco; simulados de evacuação, entre outros.


Na oportunidade, os auditores conheceram o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), um dos marcos da reestruturação do órgão, em 2016, que, como explica Sosthenes Macêdo, "implantou um novo modelo de gestão na Codesal, hoje referência no País, que permitiu antecipar riscos e prevenir perda de vidas".


Segundo o auditor federal do TCU, diretor da 4ªDT, José Reinaldo Luna Gusmão, autor da solicitação, a visita objetiva "conhecermos a forma de atuação desse importante órgão municipal de defesa civil".


Ele explicou que, no âmbito do TCU, a diretoria a qual chefia, está vinculada à Unidade de Auditoria Especializada em Infraestrutura Urbana sendo que "cuidamos da temática Gestão de Risco de Desastres desde 2019".

 

Neste contexto, afirma Luna Gusmão, "a ideia do encontro foi de aproveitar o know-how da Codesal no âmbito das ações de prevenção e resposta a desastres de modo que nossos auditores pudessem conhecer melhor o dia-a-dia da Defesa Civil, absorvendo ensinamentos práticos referentes a atuação da administração pública nessa importante área".


Sosthenes Macêdo agradeceu o interesse dos auditores, colocando à disposição do TCU o conhecimento técnico acumulado pela Defesa Civil de Salvador "para novas interações de partilha de conhecimentos".

 


ASCOM - CODESAL
24/04/2023