A Defesa Civil de Salvador (Codesal) promoveu, nesta sexta-feira (14/04), a capacitação de mais 33 voluntários para atuarem em ações de prevenção e situações de emergência. Desde o início deste ano, já foram treinados 133 voluntários.

O curso, coordenado por técnicos da Subcoordenação de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, é divido em módulos que abordam a estrutura e funcionamento da Defesa Civil; planos de preparação para emergência local; identificação de riscos; legislação sobre o voluntariado; noções em primeiros socorros e meio ambiente; estrutura de funcionamento de Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador, entre outros.

O voluntário irá colaborar com atividades de informação, instrução e mobilização da população em relação aos riscos de acidentes e ações de socorro e resposta.

"O apoio destes voluntários, como multiplicadores das ações preventivas da Codesal, permite que a Defesa Civil atue de forma mais efetiva nas situações de emergência", afirma a subcoordenador de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana.

Os voluntários são formados por pessoas de diversas áreas e profissões, que fizeram seus cadastros, junto à Defesa Civil, para paticiparem da capacitação. O próximo curso será oferecido no dia 05/05.

Para fazer o cadastro como voluntário, basta acessar o link Seja Voluntário, no site da da Codesal na internet (http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/programas/8-menu-principal/684-programa-seja-voluntario).

ASCOM - CODESAL
14/04/2023