Representantes da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Gerentes Regionais da Educação (GRE) e técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal) participaram, hoje à tarde (14/03), no auditório da Codesal, de reunião de alinhamento do Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE) para 2023, visando alinhar as estratégias a serem adotadas, ao longo do ano letivo, nas escolas da rede municipal de ensino que vão participar do projeto.

Na abertura do encontro, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou "a indispensável colaboração da SMED e das GREs no decorrer das Operações Chuva, ao acolherem, em escolas municipais, moradores de comunidades que vivem em áreas de risco da capital, evacuadas pela Defesa Civil em instantes de fortes chuvas".

Ao abordar a importância do PDCE, Sosthenes Macêdo acentuou que "em um cenário de mudanças climáticas e no qual significativo contingente populacional de Salvador vive em áreas de risco, trabalhar com crianças é a melhor estratégia para resultados duradouros no campo da prevenção. Por isso não abrimos mão dessa política de implantar temas de defesa civil nas escolas", afirmou.

Presente ao evento, o secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, reconheceu a importância da parceria entre a SMED e a Codesal, afirmando que "a Educação é parte desta grande aliança; se sintam parte da Defesa Civil", disse o gestor aos integrantes das GREs.

Entre os objetivos do PDCE, estão os de "formar gerações resilientes, fortalecer uma cultura de prevenção e contribuir para uma nova forma de pensar, agir, qualitativamente para uma vida melhor", explica a chefe do setor de Ações Educativas, Rafaela Oliveira, acrescentando que o público alvo engloba alunos das 3ª, 4ª e 5ª séries e, este ano, terá a inclusão dos alunos do EJA.

A subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana, no decorrer da reunião, apresentou os principais projetos desenvolvidos pela subcoordenadoria, que incluem, além do PDCE, a formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), os Nupdecs Mirins, o projeto Mobiliza para a formação de voluntários e a realização de simulados de evacuação em áreas de risco, entre outros.

O enfermeiro Péricles Pires Pereira Filho, da chefia do setor de Educação e Mobilização Social do Centro de Controle de Zoonoses, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lembrou que a parceira do CCZ com a Codesal remonta a 2017, acentuando a importância de que "o conhecimento sobre as zoonoses chegue as crianças matriculada na rede de ensino".

Durante a reunião foi apresentado o cronograma do projeto que inclui a distribuição de um questionário destinado aos gestores das escolas para que manifestem o interesse em participar do projeto, o detalhamento do PDCE ao corpo técnico de cada escola participante, aplicação dos módulos às turmas selecionadas, revisão de conteúdo e simulado de evacuação, atendendo aos critérios individuais de cada unidade.

Os instrutores do PDCE, Augusto Nascimento e Rodrigo Magno, explicaram que os módulos incluem noções de defesa civil, primeiros socorros, zoonoses e educação ambiental. "Esses temas pode ser posteriormente serem aplicados de forma interdisciplinar nas aulas de Matemática, Geografia, Português, Ciência e História".

*ASCOM - CODESAL*
14/03/2023