A Defesa Civil de Salvador (Codesal)  realizou hoje (10/03) a capacitação de novos voluntários. Eles vão atuar com ações de prevenção nas comunidades, ajudando em situações de emergência nas áreas de risco. O encontro aconteceu no auditório do órgão.

A subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana, reforça a importância na participação dos cidadãos: “Agora, principalmente, é a época mais importante para que as capacitações aconteçam. Até porque, a partir deste mês de março, começam as chuvas mais intensas. Para nós, é essencial ter voluntários envolvidos no processo, pessoas que quando entendem o que é a prevenção, é fundamental”, declara.

A formação é feita todos os meses, com capacidade de receber até 60 pessoas. “Além disso, fazemos simulados de evacuação nas comunidades aos sábados e convidamos que eles participem neste dia também, para entender como cada ação de prevenção impacta no sucesso da ação”, completa Fabiana.

Funcionamento – O Programa de Voluntariado da Defesa Civil foi instituído pelo Decreto 26.459/2015. A atividade é realizada em conformidade com a Lei Federal nº 9.608/1998, não gerando vínculo empregatício nem remuneração de qualquer tipo, devendo para tanto o interessado assinar o correspondente Termo de Adesão ao Serviço Voluntário.

A iniciativa visa incentivar e inserir o cidadão nas atividades da Defesa Civil, para que ele compreenda a importância da atuação na redução de riscos com potencial de provocar acidentes, estimulando-o a se tornar um colaborador nas ações promovidas pelo órgão. O voluntário irá colaborar com atividades de informação, instrução e mobilização da população em relação aos riscos de desastres e ações de socorro e resposta, no caso da ocorrência de desastres.

Mais de mil pessoas já foram formadas desde o início do programa. Em 2022, cerca de 443 voluntários receberam formação dentre voluntários inscritos através do site, conselheiros e lideranças comunitárias, dentre outros públicos.