A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou, neste sábado (04/03), simulado de evacuação na comunidade de de Irmã Dulce, em Cajazeiras VII. A atividade, que se iniciou com o disparo da sirene do Sistema de Alerta e Alarme, ‪às 9h, teve como objetivo preparar a população para uma situação de emergência relacionada a chuva como deslizamentos e alagamentos.

“O treino integra as ações preventivas da Codesal, voltadas para evitar acidentes em comunidades que vivem em áreas de risco", explica o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

No decorrer do exercício, os moradores foram convidados por equipe da Codesal a deixarem suas casas e se dirigirem para a unidade de acolhimento, no caso a Escola Municipal Irmã Dulce, onde foram recebidos por profissionais do serviço social que prestam apoio, simulando uma situação real.

"Antes dos simulados, a Codesal capacita voluntários nas comunidades, formando Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), quando os participantes aprendem sobre defesa civil, percepção de risco e preservação do meio ambiente", destaca a subcoordenadora Fabiana Santana, da Subcoordenadoria de Ações Comunitárias e Educativas do órgão, voltado à prevenção.

O exercício de evacuação de área contou com o apoio de colaboradores da Codesal, da Gerência Regional de Educação (GRE), da Secretaria Municipal da Saúde/Samu, com uma ambulância e duas motolâncias, da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), da Secretaria Municipal de Politicas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), além da participação de voluntários capacitados pela Codesal.

Como parte dos preparativos para Operação Chuva 2023, já foram realizados, este ano, simulados em Vila Picasso (Capelinha de S. Caetano), Voluntários da Pátria (Lobato), Baixa do Cacau (S. Caetano), Moscou I e II (Castelo Branco), Bosque Real (Sete de Abril) e Creche, em Castelo Branco.

ASCOM-CODESAL
04/03/2023