O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, recebeu, hoje (01/03), o certificado de nomeação oficial de Salvador como Hub de Resiliência do Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) quando apresentou os trabalhos desenvolvidos pelo município que se comprometem com a iniciativa do escritório das Nações Unidas para Redução de Risco de Desastres (UNDRR).

O evento, que visa fortalecer as sinergias entre as cidades nomeadas como Hubs de Resiliência da MCR2030 na região das Américas e Caribe, foi realizado no âmbito da Plataforma Regional de Redução de Riscos de Desastres (RP23), em Punta del Este, Uruguai.

A entrega foi conduzida pela secretária-geral adjunta e representante especial do Secretário-Geral para Redução do Risco de Desastres no Escritório das Nações Unidas (UNDRR), Mami Mizutori, e com a participação dos líderes da UNDRR.

Na oportunidade, Sosthenes Macêdo agradeceu a atenção vinda do UNDRR pelo suporte durante a candidatura de Salvador à certificação e destacou o trabalho desenvolvido pelo prefeito Bruno Reis e pela vice-prefeita Ana Paula Matos "pelo trabalho realizado para tornar Salvador uma cidade mais resiliente, segura e preparada para os riscos de desastres".

Ele informou ainda que aliado a isso, o "corpo técnico da Prefeitura de Salvador atua para que o trabalho preventivo seja feito de forma integrada e imediata".

Foi destacado ainda que o Escritório de Cooperação Internacional, Gabinete da Vice-Prefeita, auxiliou na inscrição e construção técnica da proposta que foi apresentada como candidatura.

A iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (Making Cities Resilient 2030 - MCR2030) é uma iniciativa do UNDRR entre os atores comprometidos no alcance da resiliência local por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências entre cidades, do estabelecimento de redes de aprendizagem mútua, da articulação entre várias camadas de governo, e da construção de parcerias.

Segundo o UNDRR, "ao fornecer um roteiro para a resiliência claro, conhecimentos técnicos, e ferramentas de monitoramento, a iniciativa MCR2030 apoia as cidades em sua jornada para reduzir o risco de desastre e construir resiliência urbana".

ASCOM - CODESAL
01/03/2023