Os operadores do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) participaram, nesta quinta-feira(15/12), entre 08 às 17h, de capacitação voltada a ampliar os conhecimentos na área de atuação daquele setor da Codesal, que envolvem monitoramento meteorológico e gerenciamento de risco de desastres.

"Tem se tornado uma rotina aqui na Defesa Civil de Salvador a institucionalização de programas de treinamento voltados à formação continuada de seus quadros, indispensável para que nossa missão seja cumprida, em tempos de desafios climáticos cada vez mais presentes", afirma o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

A subcoordenadora do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), Nicoly Lima, destacou que "a programação foi estruturada com base na ampliação e compartilhamento de conhecimentos com foco em ações preventivas".

*Palestras*

No período da manhã, após reunião interna da equipe do Cemadec, foi apresentada a palestra e treinamento sobre o tema "Sistemas Meteorológicos e Monitoramento Meteorológico, seguida da fala do meteorologista da Divisão de Previsão de Tempo e Clima (DIPTC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Antônio Marcos Vianna Campos, com o tema "Compartilhando conhecimento e as práticas realizadas no INPE".

À tarde, foi realizado o workshop de Monitoramento Meteorológico com a abertura foi apresentada pelo diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, que falou sobre as "Estratégias de comunicação e relação com a mídia".

Em seguida, a coordenadora de Monitoramento e Alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), Rosane Duque Estrada Vieira, apresentou a palestra "Monitoramento das condições meteorológicas, climatológicas e geo-hidrológicas em todo território nacional e alertas às Defesas civis estaduais e municipais, para comunicar às populações em risco".

Após o intervalo foram abordados os temas Procedimentos Operacionais e Atividades Práticas Operacionais.

*ASCOM - CODESAL*
15/12/2022