A Defesa Civil de Salvador (Codesal) iniciou o piloto do Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE), voltado para alunos matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação (SMED). A capacitação teve início dia 07/12, na Escola Municipal Nova Sussuarana, e será encerrado nesta quarta-feira (14/12), às 19h.

Os módulos, apresentados no horário de 19 às 21h, incluíram abordagens sobre a apresentação do PDCE à comunidade escolar (07/12), Defesa Civil Institucional, Percepção de Risco, Noções de Primeiros Socorros (12/12) e Educação Ambiental/ Mudanças Climáticas (14/12). Ao todo 29 alunos participaram desta primeira turma.

O PDCE é uma proposta da Codesal, em consonância com a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, que estabelece, entre seus objetivos, a prioridade de ações preventivas relacionadas à minimização de desastres e a participação da sociedade civil nesse processo.

“O PDCE é uma ferramenta de transformação na qual o publico escolar é o principal foco e multiplicador da cultura de Defesa Civil”, define o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

A chefe do Setor de Ações Educativas, Rafaela Oliveira, que sugeriu estender o PDCE para estudantes do EJA, acompanha as atividades do projeto educativo da Codesal desde quando era coordenadora pedagógica da Gerência Regional de Educação (GRE) Subúrbio II e Ilhas. "Sempre o grupo de alunos do noturno sinalizou para a importância de levar o PDCE para o EJA", conta.

Ela destaca que no "primeiro encontro com a equipe da Escola Nova Sussuarana, os professores foram unanimes em aceitar o projeto na escola, e apresentaram várias sugestões que a gente acatou".

Para o ano de 2023, explica a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana, "o PDCE vai oferecer um formulário, por meio das GREs, para a inscrição das comunidades que tenham interesse em participar do programa".

O projeto atende anualmente cerca de 12 escolas, seis em cada semestre: "vamos analisar como vai ser a demanda do EJA para incluir em nossas metas de ações educativas do próximo ano".

ASCOM - CODESAL
14/12/