A Defesa Civil de Salvador (Codesal) promoveu a capacitação de mais 50 integrantes da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) em atividade realizada, na manhã desta segunda-feira (07/11), na sede da corporação, na Av. San Martin.

Na oportunidade, foram abordados temas ligados às ações de prevenção, mudanças climáticas, defesa civil institucional e percepção de risco.

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou a importancia da parceria da GCM com as atividades preventivas desenvolvidas pela Defesa Civil e "a necessidade da corporação conhecer a estrutura e os objetivos da Codesal para que haja ampla sintonia das ações".

O diretor de Segurança Urbana da GCM, Maurício Lima, afirmou que a capacitação é "superimortante" para a atuação conjunta dos órgãso municipais. "Na atividade, 50 guardas civis municipais, em processo de formação, receberam toda a instrução para poderem atuar de forma uniforme com a Defesa Civil em situação de graves riscos em períodos de chuva e na ocorrência de desabamentos".

Ele informou que já são mais de 500 guardas capacitados pela Codesal o que "só fortalece o sistema municipal fazendo com que as equipes treinadas e fortalecidas contribuam para que o cidadão saia de situações de risco".

A subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana, ressaltou que a previsão é a de que seja feita a extenção da capacitação para os demais guardas da corporação.

Os interessados em se tornarem voluntários da Codesal podem se inscrever por meio do formulário disponível no site www.codesal.salvador.ba.gov.br.

*ASCOM - CODESAL*
07/11/2022