Alunos do curso de Moços de Convés, ministrado pela Capitania dos Portos da Bahia, fizeram visita técnica à Defesa Civil de Salvador, na tarde desta segunda-feira (19/09), para conhecer as atividades da Codesal e do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), especializado em análises climáticas e alertas preventivos em comunidades situadas em áreas de risco. Esta foi a segunda turma da Marinha a conhecer as instalações da Codesal.

O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, destacou a importância da parceria colaborativa com a Marinha do Brasil, almejando que o conhecimento técnico acumulado pela Codesal possa auxiliar na atuação do navegador: “Estou certo que vocês vão levar em conta as informações que receberam na tarde de hoje”.

A subcoordenadora do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), Nicoly Lima, fez uma apresentação institucional sobre o funcionamento do Cemadec, abordando aspectos do setor de monitoramento do clima e do setor de alerta e alarme, do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) e as vistorias preventivas nas áreas de risco.

Os meteorologistas da Codesal Giuliano Carlos de Nascimento e Laurizio Alves falaram sobre os sistemas meteorológicos e os impactos das mudanças climáticas, além da questão da análise meteorológica em função segurança da navegação entre outros aspectos.

Os 40 alunos conheceram ainda as instalações do Cemadec e o funcionamento do pluviômetro, instalado na sede da Codesal; como os dados gerados por esses equipamentos são utilizados para o planejamento das ações órgão, hoje uma das referências nacionais no campo da defesa civil.

ASCOM - CODESAL
19/09/2022