O Novo Mané Dendê, maior intervenção urbana e social já realizada pela Prefeitura de Salvador no Subúrbio Ferroviário, foi apresentado ao corpo técnico da Defesa Civil, pelo diretor-geral do projeto, Jessé Motta Carvalho Filho, na tarde desta quarta-feira (27/07) no auditório do órgão.

Ao abrir o evento, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou "a importância de partilhar os detalhes do projeto com os técnicos da Defesa Civil em uma área de constante atuação do órgão, seja nas vistorias, cadastro social e ações educativas".

A bacia do rio Mané Dendê, uma das áreas mais carentes de Salvador, onde vivem cerca de 35 mil pessoas, atravessa cinco bairros - Alto de Santa Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela -, e deságua na cachoeira de Oxum e Nanã, no Parque São Bartolomeu, lugar de culto de religiões afro-brasileiras.

O local vem sendo alvo de ações de saneamento, urbanização e inclusão social, as mais significativas já promovidas pela administração municipal no Subúrbio, destaca Jessé Carvalho. Segundo ele, estão sendo investidos R$ 700 milhões, sendo que metade vem do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a outra, da Prefeitura.

"Trata-se de uma obra transformadora do Subúrbio que mexe com a estrutura urbanística e a moral dos moradores daquela região", enfatizou. Ainda segundo ele, o prazo para a conclusão é de cinco anos e estava prevista para junho de 2023, mas, devido a atraso motivados pela pandemia do Covid-19, foi negociado com o BID mais dois anos para conclusão das intervenções.

Entre os grandes desafios que estão sendo enfrentados, está o reassentamento de 1.520 famílias que vivem em áreas de alagamento, e que estão sendo realocadas para empreendimentos habitacionais, indenizações e desapropriações, que são feitas em consenso com as famílias.

O projeto inclui 1,8 mil novas ligações na rede de esgotamento sanitário para pessoas que hoje não têm acesso a esse serviço; macro e microdrenagem, que vão garantir que num período de chuvas os moradores não tenham de conviver com alagamentos; importantes melhoras no sistema viário, não apenas para garantir mobilidade, mas também espaços de lazer, com novas praças e ações socias para geração de renda, entre outras intervenções.

O lançamento do programa Novo Mané Dendê foi feito no dia 10 de dezembro de 2018 pelo prefeito ACM, em Ilha Amarela, uma das localidades beneficiadas, na presença do chefe de operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Félix Pietro, e do então vice-prefeito Bruno Reis, entre outros. "Foi a primeira vez que uma administração municipal conseguiu levantar financiamento junto a um órgão de fomento internacional", destacou Carvalho.

*Feira de serviços*

No próximo dia 13 de agosto, será realizada a primeira feira de serviços da Prefeitura na área do Mané Dendê, uma ação conjunta entre todas as secretarias, que estarão atuando com equipes preparadas para oferecer gratuitamente diversos serviços á população, entre os quais atendimentos na área de saúde, jurídico, controle de zoonoses, entre outros. A Codesal participara da ação realizando vistorias e o cadastramento social de moradores.

*ASCOM – CODESAL*

27/07/2022