A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou hoje (19/07) teste sonoro de nova sirene do Sistema de Alerta e Alarme instalada nas comunidades de Vila Sabiá e Barão Vila da Barra, localizadas no entorno do Plano Inclinado da Liberdade. O dispositivo soma-se às 11 sirenes já instaladas, desde 2017, em áreas de risco da capital baiana. A previsão é que mais duas sejam instaladas este ano.

Segundo a coordenadora Coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, o sistema integra o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) que, seguindo protocolos pré-definidos, permite alertar os moradores de áreas de risco de possíveis ameaças associadas aos deslizamentos de terra em períodos chuvosos.

Na quinta-feira (21/07), um novo teste sonoro será realizado, desta feita na comunidade do Calabetão que receberá uma nova sirene com maior potência de cobertura. A existente no local será transferida para outra comunidade.

A Codesal mantém em operação, também, 11 onze sirenes em 10 áreas de risco, que compõem o Sistema de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador. Para serem acionadas se faz necessário o registro de acumulados de chuvas de 150mm em 72 horas.

No ano de 2017, foram instaladas oito sirenes em sete áreas de risco de Salvador: Alto da Terezinha - Mamede I e II (2 sirenes), Bom Juá (1 sirene), Calabetão (1 sirene), Capelinha - Vila Picasso (1 sirene), Liberdade - Pedro Ferrão (1 sirene), Lobato - Voluntários da Pátria (1 sirene) e São Marcos - Baixa de Santa Rita (1 sirene).

Em julho de 2019, a Codesal adquiriu três novos sistemas de alerta e alarme, atendendo as localidades de: Castelo Branco – Moscou (1 sirene) , São Caetano – Baixa do Cacau (1 sirene), Sete de Abril - Bosque Real (1 sirene), perfazendo um total de 11 (onze) sirenes.

*ASCOM - CODESAL*
19/07/2022