Integrantes do corpo técnico da Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizaram visita técnica à Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), na tarde desta terça-feira (05/07), onde conheceram as atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil.

O grupo, formado por 40 técnicos da Codesal, liderado pelo diretor-geral Sosthenes Macêdo, foi recebido pelo capitão dos Portos da Bahia, capitão de mar e guerra Paulo Rafael Ribeiro Gonzales, que conduziu os visitantes pela instalações da CPBA.

O capitão Gonzales destacou ser um grande desafio para a CP fazer a cobertura náutica, principalmente no verão quando é iniciada a Operação Verão, instante em que se intensifica as ações de fiscalização do tráfego aquaviário, tanto no litoral, quanto em águas interiores, com o objetivo de conscientizar condutores e passageiros a navegar com segurança.

Os tópicos abordados durante a visita destacaram o relacionamento da CPBA com a comunidade marítima, os serviços prestados pela Capitania, as atividades náuticas e a aplicação de dados metereológicos para a análise do estado do mar.

O diretor Sosthenes Macêdo destacou o trabalho profissional e preventivo desenvolvido pela Capitania dos Portos e que busca, como a Defesa Civil de Salvador, "realizar um trabalho centrado na segurança e no que o ser humano tem de mais valioso, a vida".

Em maio, integrantes da CPBA visitaram a Codesal quando foram apresentados às atividades da Defesa Civil, oportunidade na qual Sosthenes Macêdo colocou à disposição da Marinha o conhecimento técnico e a infraestrutura do órgão.

Entre os integrantes do grupo que visitaram a CPBA, estavam, além do diretor Sosthenes Macêdo, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, a subcoordenadora do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), Nicoly Lima, a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana, a assessora técnica, Leilane Souza, o chefe do Setor de Resposta aos Desastres, José Roberto Casqueiro, a chefe do Setor de Alertas e Alarme, Carla Viana, entre outros.

ASCOM - CODESAL
05/07/2022