Integrantes da Marinha do Brasil realizaram visita técnica à Defesa Civil de Salvador, onde conheceram as atividades da Codesal e do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) especializado em análises climáticas e alerta preventivos em comunidades situadas em áreas de risco.

Foram recebidos pelo diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, que falou sobre as atividades da Defesa Civil, colocando à disposição da Marinha o conhecimento técnico e a infraestrutura da Codesal.

Em seguida, a subcoordenadora do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), Nicoly Lima, detalhou o funcionamento do Cemadec abordando aspectos do setor de monitoramento do clima e do setor de alerta e alarme.

A engenheira ambiental e sanitarista da Defesa Civil, Milena Souza, falou sobre o funcionamento do pluviômetro automático instalado na sede da Codesal; como os dados gerados por esses equipamentos são utilizados no planejamento das ações da Defesa Civil de Salvador. A visita se encerrou com a ida ao Cemadec.

O capitão dos Portos da Bahia, capitão de mar e guerra Paulo Rafael Ribeiro Gonzales, destacou o trabalho profissional e preventivo desenvolvido pela Defesa Civil de Salvador "focada com o que o ser humano tem de mais valioso, a vida".

ASCOM - CODESAL
10/05/2022