Passado o período de risco, ocasionado pelas fortes chuvas que atingiram Salvador a partir do dia 16/04, na manhã desta segunda-feira (25/04), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) enviou SMS para a população informando a mudança de nível para retorno à normalidade, e voltou a acionar as sirenes para comunicar a desmobilização nas oito áreas onde foi feito acionamento durante o intervalo de fortes chuvas.

Ao longo do período, 307 pessoas foram evacuadas de suas casas e conduzidas à abrigos instalados em escolas municipais no entorno das regiões atingidas. As Gerências Regionais de Educação (GREs), a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (SEMPRE), e os gestores das Prefeituras-Bairro colaboraram no abrigamento.

Após vistorias realizadas pela Codesal nas áreas evacuadas e atendimento às pessoas cadastradas nos abrigos, as famílias que não puderam voltar em segurança para suas casas, e não possuíam local seguro, foram encaminhadas para o Abrigo de Acolhimento Provisório da SEMPRE.

“Nosso objetivo na Defesa Civil de Salvador é usar a tecnologia agregada ao Sistema de Alerta e Alarme para que, cada vez mais, as comunidades em áreas de risco, em instantes de intensa chuva, adotem atitudes de autoproteção e, assim, evitem perdas de vida”, destaca a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais.

"Agradecemos a colaboração das lideranças das comunidades, que participaram da capacitação de formação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), no processo de evacuação, ajudando a convencer as pessoas sobre os riscos que corriam e sobre a necessidade de deixarem suas casas e irem para um local seguro", disse a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana.

As sirenes, que integram o Sistema de Alerta e Alarme da Codesal são acionadas, quando o acumulado de chuvas atinge 150 mm em 72 h de chuvas intensas e há previsão de continuidade de chuvas fortes a muito fortes, com o objetivo de alertar os moradores e evacuar famílias em função do risco de deslizamento de terra devido às fortes chuvas.

Como serviço essencial da Prefeitura de Salvador, a Defesa Civil, que tem como prioridade preservar vidas, mantém plantão 24 horas e atende as demandas da população pelo telefone gratuito 199.

ASCOM-CODESAL
25/04/2022