Somando-se ao alerta divulgado anteontem (13/04) pela Codesal, a Defesa Civil Nacional informou, hoje (15/02), que um Sistema Frontal encontra-se entre o Espírito Santo e o sul da Bahia, onde poderá causar pancadas de chuva que podem ser localmente fortes.

O fenômeno atmosférico tende a avançar para o norte, devendo causar elevados volumes de chuva na Região do Recôncavo Baiano, incluindo Salvador, entre este sábado até a segunda-feira (18/04), segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

"As áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se pela ocupação de encostas de declividades variadas com residências de alta vulnerabilidade estrutural próximas a taludes. Esta situação associada à precipitação acumulada e a previsão meteorológica indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas", alerta o Cemaden.

"Nossa orientação para as comunidades que estão em áreas de risco é que mantenham a calma e sigam os alertas da Defesa Civil, encaminhadas por SMS e pelas sirenes. Caso necessário deixem imediatamente suas casas, diriginado-se às unidades de acolhimentos previamente estabelecidas nos treinamentos dos simulados de evacuação de área", indica o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

*Frente fria*

De acordo com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), a previsão é de que a partir de amanhã,sábado (16/04), até a próxima quinta-feira (21/04) haverá, em Salvador, a atuação de uma frente fria vinda da região Sudeste com possibilidade de acumulados de chuvas expressivos e rajadas de vento.

Em consequência do mau tempo, há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.

O Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) estará em alerta e apto para atender às demandas solicitadas pela população da capital baiana.

A tendência é de que as chuvas continuem até sexta-feira (22/04), reduzindo gradativamente de intensidade.


*Plantão*

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins

>> Fique atento: a Defesa Civil de Salvador emite alertas por SMS para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS com o número do seu CEP para 40199 e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.

*ASCOM-CODESAL*
15/04/2022