A Operação Chuva 2022, período que engloba a estação mais chuvosa em Salvador, entre abril e junho, foi iniciada oficialmente nessa quinta-feira (07/04) pelo prefeito Bruno Reis quando foi entregue mais uma geomanta no bairro de Castelo Branco e assinada órdem de serviço para requalificação das escadarias do bairro. Na oportunidade, ele anunciou que serão investidos cerca de R$56 milhões para realização das ações preventivas.

A geomanta fica na Av. Erica e cobre uma área de encosta de 1.626,00 m², com investimentos de R$ 245.688,60 e beneficiando 480 famílias. "Já chegamos a 379 áreas protegidas em nossa cidade. Além disso, fazemos limpeza de canais, obras de drenagem contra alagamentos e investimentos em tecnologias de alerta e monitoramento para passar por esse período de chuvas com uma segurança maior", acentouou o prefeito.

Em Salvador, já foram concluídas 125 obras de contenção pela gestão, além de 17 em execução e 10 que vão ser iniciadas; 222 geomantas já foram entregues, e outras 5 estão em execução.

"A aplicação de geomantas em áreas de risco integra a estratégia de ações preventivas desenvolvidas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), como preparativo para a Operação Chuva", destaca o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

O prefeito afirmou ainda que a Salvador esta mais segura em relação aos problemas causados pelas chuvas, admitindo, contanto, que a cidade não está imune à imprevistos.

“Nenhuma cidade do mundo resiste a um alto volume de chuva em pouco tempo. Nós estamos vendo o que acontece no Rio de Janeiro e no interior da Bahia também. Porém, Salvador vai se protegendo e, no ano passado, por exemplo, não tivemos vítimas fatais da chuva", lembrou Reis.

A Operação Chuva, conduzida pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), envolve um conjunto de obras e ações voltadas a desenvolver ações preventivas com a colaboração dos diversos órgãos da administração municipal integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC).