Uma reunião de integração foi realizada na manhã desta quinta-feira (31/03), no auditório da Codesal, envolvendo os servidores dos órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) que participarão da Operação Chuva 2022, a ser iniciada oficialmente neste mês de abril com a assinatura do decreto pelo prefeito Bruno Reis. O objetivo foi reforçar as orientações que norteiam o SMPDC durante a Operação, coordenada pela Defesa Civil de Salvador, ao longo do período mais chuvosos na capital baiana, entre abril e junho. O encontro contou ainda com uma dinâmica de grupo conduzida pelo psicólogo e professor Luiz Hossanah.


“Nossa missão é responder em sintonia às demandas dos que estão fragilizados e que necessitamos acolher. Com a colaboração de todos, nossa expectativa é que a Operação Chuva 2022 seja exitosa”, acentuou o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo. Ele destacou que, graças aos aperfeiçoamentos introduzidos nas atividades da Defesa Civil, desde de 2016, o órgão tornou-se uma referência nacional, com a adoção de tecnologia para análise de riscos e previsão climática, além de contar com uma equipe multidisciplinar formada por engenheiros, engenheiros ambientais, arquitetos, meteorologistas, geólogos, entre outros.

Em sua fala, o psicólogo Luiz Hossanah destacou os aspectos simbólicos e emocionais da Operação Chuva. “É um instante de enfrentar os desafios da vida com o ambiente; uma intervenção em uma cidade de contradições", disse, acrescentando que os envolvidos devem buscar “ser a sua melhor versão”. Ele citou que há dois lados que convivem na existência: o lado explícito e o lado sombrio. Nesse sentido a chuva se apresenta em duas dimensões: a fertilidade de quem vive do plantio na roça e, em uma cidade de encostas como Salvador, a chuva surge como ameaça e perigo.

“O que podemos fazer é buscar para que o resultado final seja o de uma cidade que aprenda e evolua. Precisamos seguir este propósito, sair daqui mais unidos e integrados, pois o que está em jogo são as pessoas sofridas dessa cidade”, enfatizou.

A reunião prosseguiu com o detalhamento da Operação, instante em que a Defesa Civil de Salvador reforça as ações preventivas e emergenciais com o objetivo de mitigar os efeitos do período mais chuvoso na capital baiana, apresentado por Sosthenes Macêdo e pelo coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior,

“Nesse intervalo, a Codesal intensifica as vistorias técnicas de imóveis e áreas de risco com a notificação de moradores quando necessário, monitora pontos críticos de alagamento e identifica a necessidade de intervenções, a exemplo de demolição, limpeza de canal e colocação de lona”, destacou Francisco Costa Júnior, que pediu a todos para atuarem de forma conjunta e, assim, assegurar o bom desempenho das atividades.

Participaram da reunião além do diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo, Enilza Rocha, Frederico Augusto Wegelin, pela GR Smed; André Maracajá, Claudio Canduru, Raimundo Castro, Edmar Fernandes, Fábio Lopes da Mata, João Carlos Navarro Amaral, Marcio José de Jesus, pela Prefeitura-Bairro; Marcilio Bastos (Seman), Euvaldo Jorge e Fernanda Costa, pela SPMJ; Leo Freitas (Smed); Marcelo Nunes e Alysson Carvalho, pelo Salvamar; Ivanilson Alves e Marcelo Gomes, pela Guarda Municipal; Antonio Mateus Cardoso (Desal), Francisco Costa Júnior, Gabriela Morais, Carlos Eduardo Costa, Iraíldes Aragão, Rita Jane de Morais, Anderson Costa Pessoa, Cristiane Motenegro, Nicoly Lima, Leilane Souza, Fabiana Santana, Giuliano Carlos do Nascimento, José Roberto Casqueiro, Lucas Pimentel e Carla Viana, pela Codesal; Celso Jorge Souza e Everaldo Costa, pela Sedur; Kelly Morais e Jessica Castro, pela Sempre; Maurício Rosa Lima (Semop/GCM).

ASCOM - CODESAL
31/03/2022