A partir desse ano, a Defesa Civil de Salvador (Codesal), por meio do seu Cento de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec), passa a usar a nova edição das normais climatológicas contendo os valores médios das variáveis meteorológicas dos últimos trinta anos, entre 01 janeiro de 1991 a 31 de dezembro de 2020, apresentada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

 

A publicação visa proporcionar informação às instituições públicas, privadas e a comunidade científica sobre o clima no Brasil.

 

As Normais Climatológicas foram estabelecidas pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM). No caso de Salvador/BA, este padrão é determinado por medições realizadas nos últimos 30 anos pelo pluviômetro de Ondina, então o único existente na cidade, e que serve de referência.

 

Desde o ano 2000, a vulnerabilidade natural do clima em todo o planeta tem resultado em uma preocupação constante quanto ao estado da mudança climática global, seja por interferência das atividades naturais ou do ser humano.

 

"Eventos extremos de chuvas em Salvador e no interior da Bahia, além de Petrópolis (RJ), ocasionados entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, bem como a onda de calor que marcou a Região Sul no mesmo período, aconteceram em decorrência das mudanças no clima", destaca o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

 

 "Os valores apresentados pela publicação servem de referência para a situação climática em diferentes regiões, à exemplo da capital baiana”, explica o meteorologista da Codesal, Giuliano Carlos do Nascimento.

 

Segundo especialistas do Inmet, a intervenção humana é uma das causas mais prováveis de comportamento das variáveis meteorológicas e, consequentemente, das mudanças climáticas observadas.

 

A edição em PDF, contendo mapas e planilhas correspondentes a todos os parâmetros calculados, bem como textos explicativos que poderão auxiliar com informações necessárias para a pesquisa desejada, estão disponíveis aqui no seguinte link: https://portal.inmet.gov.br/normais

 

*ASCOM – CODESAL*

28/03/2022