Moradores das comunidades de Mamede, no Alto da Terezinha, e Baixa do Cacau, Lobato - S. Caetano, participaram, neste sábado (26/03), de simulado de evacuação de área realizado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal).

 

A simulação, que se iniciou com o disparo da sirene do Sistema de Alerta e Alarme, ‪às 9h, tem como objetivo preparar a população para uma situação de emergência relacionada a chuva como as ocasionadas por deslizamentos e alagamentos.

 

Após a evacuação, a população foi convidada a se dirigir para os pontos de acolhimento, previamente estabelecidos, localizados, respectivamente, na Escola Municipal Coração de Jesus e na Escola Municipal Santa Terezinha, onde foram recebidos por profissionais de serviço social que prestam apoio, simulando uma situação real. Participaram da atividade xx moradores de Mamede e xx, da Baixa do Cacau.

 

“Nosso objetivo é envolver cada vez mais as comunidades para que estejam conscientes do que é uma área de risco e de como devem agir para se proteger e assim evitar perdas de vida”, afirma o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

 

 

Além da Codesal, também participaram do evento colaboradores da Secretaria Municipal de Educação /Gerência Regional de Educação (GRE), da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

 

 

Este ano já foram realizados simulados nas comunidades de Vila Picasso e Voluntários da Pátria ((26/02), Bom Juá (01/03) e Moscou I e II, em Castelo Branco (12/03) e Calabetão e Bosque Real (19/03).

 

 

*ASCOM - CODESAL*

 

26/03/2022