Representando o prefeito Bruno Reis e a vice-prefeita Ana Paula Matos, o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, participou da 82ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizada em Curitiba, Paraná, nesta quinta-feira (24/03).

O diretor da Codesal participou da reunião de construção da Comissão Permanente das Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres voltada a facilitar a articulação entre cidades filiadas à FNP para colaborar e ajudar municípios a enfrentarem os desafios causados pelas alterações climáticas.

A comissão será presidida pela prefeita Renata Sene, do município de Francisco Morato/SP, atingido por inundações no início deste ano. Ela tomou posse em evento no turno da tarde. Na montagem das comissões, a vice-prefeita de Salvador Ana Paula Matos ocupará o cargo de coordenadora de Políticas para Cidades Atingidas por Deslizamentos.

“A comissão terá papel fundamental na partilha de experiências construídas pelas defesas civis municipais com o objetivo de prevenir os efeitos de eventos extremos e preservar vidas”, afirmou Sosthenes Macêdo.

Paralelamente à reunião da FNP, ocorreu a Smart City Expo que também contou com a participação do diretor Sosthenes Macêdo. Trata-se da edição brasileira da maior rede mundial de eventos ligados ao tema de cidades inteligentes. A FNP participou do congresso, discutindo as transformações nas cidades após a pandemia e como inovação e tecnologia podem auxiliar seus habitantes.

Também representando a Prefeitura de Salvador estiveram no evento a procuradora-geral do município de Salvador, Luciana Rodrigues, que participou de encontro de procuradores municipais, e o secretário de mobilidade Fabrizzio Muller, de discussões sobre o financiamento do transporte público.

Sobre a FNP
A reunião da FNP contou com mais de 243 inscritos, sendo eles 60 governantes municipais, entre os quais o prefeito anfitrião, Rafael Greca (vice-presidente de Cidades Inteligentes da FNP); Edvaldo Nogueira (Aracaju/SE, presidente da FNP) e Ricardo Nunes (São Paulo/SP, 2º vice-presidente da FNP).

A Frente Nacional de Prefeitos é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Atua em 400 municípios com mais de 80 mil habitantes. Esse recorte abrange 100% das capitais, 60% dos habitantes e 75% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. A Frente possui sede em Brasília e visa defender interesses diversos dos municípios brasileiros.



Visita
Nesta sexta-feira (25/03), o diretor da Codesal esteve na Defesa Civil de Curitiba onde foi recebido pelo coordenador técnico do órgão, o inspetor Nelson Ribeiro. A visita serviu para troca de experiências.

ASCOM - CODESAL