Gerentes regionais da Secretaria Municipal de Educação participaram de reunião, na manhã desta segunda-feira (21/03), com o diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, para alinharem as ações preventivas voltadas para a Operação Chuva 2022, que ocorre entre março a junho.

Participaram do encontro os gestores das Gerências Regionais de Educação (GREs), cuja jurisdição incluem áreas de risco onde existem Sistemas de Alerta e Alarme. As unidades atuam como facilitadoras para os instantes em que famílias, que vivem em áreas de risco, são evacuadas nos períodos de intensa chuva e encaminhadas para pontos de acolhimento, localizados em escolas da rede municipal.

Sosthenes Macêdo destacou que, durante a Operação Chuva, se faz necessário que todos os órgãos da gestão municipal atuem de modo a dar respostas imediatas, principalmente em situações emergenciais. “A cidade precisa de vocês nas GREs e os locais de recepção dos mais fragilizados devem estar prontos para o acolhimento. Por isso é muito importante que estejamos bem alinhados, para atender a quem mais necessita", disse.

Na oportunidade, o diretor da Codesal apresentou uma síntese das atividades da Defesa Civil como implementação de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme, geomantas, mapeamento de áreas de risco, vistorias, formação de Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) simulados de evacuação de áreas, entre outras.

Ficou acordado na reunião que os gerentes das GREs participarão de um treinamento relativo aos protocolos usados pela Defesa Civil de Salvador que, por meio do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme, acionam as sirenes quando o volume de chuvas intensas e contínuas atinge 150mm em 72h, sendo necessária a evacuação de moradores, que vivem em áreas de risco.

A Gerência Regional de Educação é um órgão integrante da estrutura básica da Secretaria Municipal de Educação que por competência deve exercer ações de supervisão técnica, orientação normativa e de articulação e integração, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino.

Participaram da reunião, além do diretor da Codesal Sosthenes Macêdo, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, o coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior, a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana, e os gerentes regionais de educação Bruno Cardoso, Enilza Rocha, Frederico Wegellin, Geisa Barreto, Inácio Mattos e José Mário Benevides.

ASCOM - CODESAL
21/03/2022