Simulados de evacuação de área nas comunidades de Calabetão e Bosque Real (Sete de Abril) foram realizados neste sábado (19/03) pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). O treinamento, que se iniciou com o aviso sonoro da sirene do Sistema de Alerta e Alarme, às 9h, visa a retirada rápida de moradores de suas casas em áreas de risco, ensaiando um possibilidade real nos períodos de chuvas intensas.

"A operação tem como objetivo a redução de danos e a preservação da vida em comunidades localizadas em áreas onde é grande o risco de acidentes relacionados ao mau tempo, a exemplo daqueles causados por desabamentos de imóveis e deslizamentos de terra", acentua o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Após o disparo da sirene, os moradores são instados a saírem de suas casas e se dirigirem para a unidade de acolhimento, no caso a Escola Municipal do Calabetão e a Escola Municipal Novo Marotinho, onde foram recebidos por profissionais do serviço social que prestam apoio, simulando uma situação real. Participaram da atividade 11 moradores do Calabetao e seis, de Bosque Real.

Como preparativo que antecede o simulados, a Defesa Civil capacita voluntários em defesa civil institucional, percepção de risco, primeiros socorros, educação ambiental, formando os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), um dos programas mais importantes promovidos por meio da Subcoordenadoria de Ações Comunitárias e Educativas do órgão, voltado à prevenção e percepção de risco.

O exercício de evacuação de área contou com o apoio colaboradores da Codesal, da Secretaria Municipal de Educação /Gerência Regional de Educação (GRE), da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

Este ano já foram realizados simulados nas comunidades de Vila Picasso e Voluntários da Pátria ((26/02), Bom Juá (01/03) e Moscou I e II, em Castelo Branco (12/03).

*ASCOM-CODESAL*
19/03/2022