Chuvas acumuladas em 14 dias de março já ultrapassam a média histórica esperada para o mês em Salvador

Em 14 dias transcorridos de março, o acumulado de chuvas na capital baiana ultrapassou a média histórica (normal climatológica) esperada para o mês que é de 156,8mm, aferida pela estação pluviométrica de referência em Ondina. Entre o dia 1º até hoje já choveu 161,0mm, 4,2mm a mais do que a Normal Climatológica.

As Normais Climatológicas são médias de parâmetros meteorológicos computadas em um período de 30 anos consecutivos, obedecendo a critérios recomendados pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM).

No caso de Salvador, este padrão é determinado por medições realizadas nos últimos 30 anos pelo pluviômetro de Ondina, do Inmet, então o único existente na cidade.

PREVISÃO

Na manhã desta segunda-feira foram registradas pancadas de chuvas em Salvador resultantes de ventos úmidos provenientes do oceano Atlântico, associadas ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Este sistema meteorológico ocasiona pancadas de chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer hora do dia.

Os maiores acumulados de chuvas registrados nas últimas 24h (dados atualizados às 17h) ocorreram no Engenho Velho de Brotas (53,2mm), CAB (49,6mm), Matatu (41,5mm), Novo Horizonte (39,2mm) e Doron (39mm).

A previsão para esta terça-feira (15/03) é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas a qualquer hora do dia.

As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

Plantão

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins

>> Fique atento: a Defesa Civil de Salvador emite alertas por SMS para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS com o número do seu CEP para 40199 e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.

ASCOM-CODESAL
14/03/2022