Foi iniciada, nesta segunda-feira (14/03), o evento Mobiliza Defesa Civil - Semana de Capacitação em Ações Preventivas, atividade promovida pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) e a Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, integrante dos preparativos para a Operação Chuva 2022.


O objetivo do Mobiliza Defesa Civil é promover a capacitação de entidades públicas, privadas, ONG's, associações de voluntários, de classe e comunitárias nas ações de prevenção a desastres no município de Salvador, para atuação conjunta com as comunidades localizadas em áreas de risco, apoiadas pela Codesal por meio dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).


"A capacitação ora em curso tem como meta aproximar os subprefeitos e conselheiros comunitários regionais das Prefeituras-Bairro no estímulo à participação em nossas atividades preventivas para que possam agir em uma situação de emergência, ampliando a efetividade das ações dos órgãos parceiros da Codesal durante a Operação Chuva", destaca o diretor geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo.


"As Prefeituras-Bairro formam um elo da população com a gestão municipal. No período de chuvas, essa ligação se torna ainda mais importante. Por isso a capacitação para agir nesses momentos é fundamental. Nós, da Diretoria, junto com os subprefeitos e conselheiros comunitários estamos disponíveis para atuar de maneira incansável na Operação Chuva, sob coordenação da Codesal e em parceria com os demais órgãos municipais", afirma Kaio Moraes, Secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro.

 

O Mobiliza Defesa Civil, envolvendo as 10 Prefeituras-bairro de Salvador, vai até a próxima sexta-feira (18/03) e incluirá módulos sobre Defesa Civil Institucional e Percepção de Risco. Foram capacitados na manhã hoje, no auditório da Codesal, os servidores da Prefeitura-Bairro Centro/Brotas e que contou com a participação do subprefeito Alan Muniz.


Anualmente, entre março e junho, período de maior volume de chuvas em Salvador, a Prefeitura de Salvador decreta a Operação Chuva que, sob a coordenação da Codesal, envolve os órgãos parceiros do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil em ações preventivas.


Amanhã, terça-feira (15/03) serão capacitados os integrantes das Prefeituras-Bairro Cajazeiras e Itapuã. Até a próxima segunda-feira (21/03) todas as Prefeituras-Bairro serão contempladas.


ASCOM - CODESAL
14/03/2022