A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou, neste sábado (12/03), simulado de evacuação nas comunidades de Moscou I e II, em Castelo Branco. A atividade, que se iniciou com o disparo da sirene do Sistema de Alerta e Alarme, ‪às 9h, teve como objetivo preparar a população para uma situação de emergência relacionada a chuva como deslizamentos e alagamentos.

“A iniciativa integra as ações preventivas da Codesal, voltadas para evitar acidentes em comunidades que vivem em áreas de risco", explica o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

No decorrer do exercício, os moradores são convidados a deixarem suas casas e se dirigirem para a unidade de acolhimento, no caso a Escola Municipal de Castelo Branco, onde foram recebidos por profissionais do serviço social que prestam apoio, simulando uma situação real. Participaram da atividade 24 integrantes da comunidade.

Antes dos simulados, a Codesal capacita voluntários nas comunidades, formando Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), um dos programas mais importantes promovidos por meio da Subcoordenadoria de Ações Comunitárias e Educativas do órgão, voltado à prevenção e percepção de risco.

O exercício de evacuação de área contou com o apoio de 32 colaboradores da Codesal, da Gerência Regional de Educação (GRE) e da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) além da participação de 11 voluntários capacitados pela Codesal por indicação do vereador Júlio Santos.


Este ano já foram realizados simulados nas comunidades de Vila Picasso e Voluntários da Pátria ((26/02) e Bom Juá (01/03).

*ASCOM-CODESAL*
12/03/2022