Vinte e oito crianças e jovens entre 7 a 14 anos foram certificadas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) após a conclusão da capacitação para a formação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil Mirim (Nupdec Mirim) em Campinas de Pirajá. A entrega dos certificados ocorreu na manhã desta quinta-feira (10/03) no Centro Cultural Isabela Sousa.

O Nupdec Mirim é um projeto, implantado na gestão do prefeito Bruno Reis e da vice Ana Paula Matos, voltado a gerar proteção às comunidades que mais precisam nos períodos de chuva em Salvador. O Núcleo visa formar voluntários integrantes do público infantojuvenil para atuarem com multiplicadores dos conhecimentos adquiridos na capacitação - voltados à prevenção de acidentes - nas comunidades onde vivem, localizadas em áreas de risco.

"Além de estreitar os vínculos da Codesal com as comunidades, o Nupdec Mirim visa conscientizar as crianças sobre a importância do protagonismo comunitário na prevenção de riscos, principalmente em períodos chuvosos”, explica o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

A subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana, detalha que a formação do Nupdec Mirim se baseia em três eixos: noção de defesa civil, primeiros socorros e educação ambiental. Ainda segundo ela, são abordados temas relativos a mudanças climáticas, preservação ambiental e mudança de hábitos.

"Nosso objetivo é modificar a relação das crianças com o lugar onde vivem, a exemplo dos cuidados com o meio ambiente. Eles aprendem, por exemplo, a descartar o lixo no local apropriado bem como ajudam na conscientização da comunidade a fazer o mesmo", explica.

ASCOM – CODESAL
10/03/2022