O Comitê Interinstitucional de Ações Emergenciais, instituído pelo decreto nº 29.187/2017 que criou o regimento da Defesa Civil de Salvador, se reuniu ordinariamente, hoje (09/03), na sede da Codesal, para alinhar as atividades da Operação Chuva 2022 que será iniciada ainda este mês. Na oportunidade foi apresentado o balanço das ações em 2021.

O comitê, segundo o regimento, articula e desenvolve ações para a atuação dos órgãos parceiros da Defesa Civil de modo a apresentar resposta em situações de emergência, principalmente nos períodos mais chuvosos na capital entre março a junho.

“A atuação do comitê é indispensável para a consolidação da política de prevenção e redução de risco de desastres, já que se trata de uma significativa colaboração para o funcionamento do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) durante a Operação Chuva, que tem a coordenação executiva da Codesal”, destacou o diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Ainda segundo o diretor da Codesal, “o trabalho realizado pelo SMPDC junto a Defesa Civil tem nos permitido atravessar momentos críticos como o da Operação Chuva 2020, que teve o maior acumulado de chuvas em 36 anos, e o da Operação de 2021, marcadas pela pandemia do coronavírus, mas sem o registro de perda de vidas", destacou.

ETAPAS

A Operação Chuva está dividida em duas etapas: a preparatória, realizada ao longo do ano e intensificada em março, e a de alerta, entre abril a junho, quando são aplicados protocolos de monitoramento e resposta a situações de risco e prevenção de desastres.

Como parte da etapa preparatória, a Prefeitura de Salvador já investiu, entre as gestões dos prefeitos ACM Neto e de Bruno Reis, na construção de 120 muros de contenção e na aplicação de 217 geomantas em áreas de risco da capital.

Como parte dos preparativos da Operação foram colocadas entre janeiro e março (09) deste ano cerca 16.000 m² de lona plástica como ação paliativa e preventiva, procedida a limpeza e remoção de lixo acumulado, a drenagem superficial de água acumulada em encostas, a manutenção e recuperação de escadarias, limpeza de bueiros, limpeza de canais e córregos, entre outras ações.

As vistorias técnicas de imóveis e áreas de risco são intensificadas neste período com a notificação de moradores quando necessário, além da monitoria de pontos críticos de alagamento e identificação da necessidade de intervenções como limpeza de canais, demolições e colocação de lona.

Durante a etapa de alerta, os órgãos e entidades participantes da Operação Chuva ampliam a atenção às áreas de risco, priorizando atividades voltadas a minimizar a ocorrência de desastres ou os seus efeitos.

“As alterações climáticas tornaram indispensáveis as análises de risco climatológico realizadas pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) que, quando necessário, envia alertas às comunidades por SMS, e pelo acionamento do Sistema de Alerta e Alarme, nas regiões onde estão instalados”, explica a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais.

Participaram da reunião, além do diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, o coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior, Isaac Peixoto Filho, Antonio Matheus Dourado, Jaldo Gomes Vieira, Antonio Silva Moura, pela Desal, Antonio Neri dos Santos (Transalvador), Maurício Rosa Lima, Marcelo Silva Gomes, pela Semop/GCM, Tiago dos Santos, Neidejane Mota, Cesar Requião, José Ricardo Ramos da Cruz, pela Embasa, Fábio Lopes da Mata (PB/Cabula), Taíse Silva, Nicoly Lima e Lima, pela Sudec, João Carlos Amaral (PB/Itapuã), Marco Antonio Ramos Bandeira (Limpurb), Daniel Valois, Adriana Luz Pamponet, pela Supred/Conder, Alyson Carvalho(Salvamar), Daniel Andrade dos Santos (Coelba), Celso Jorge de Souza (Sedur/Sedeb), Alexandre Almeida Tinoco (Sedur/Dfis), Everaldo Costa Freitas Jr. (Sedur), André Ricardo Novaes (PB/Subúrbio e Ilhas, Tales Augusto Itaborai (Coelba), Rita Jane Morais, Matheus Costa, José Roberto Casqueiro, Giuliano Carlos do Nascimento Carlos Eduardo Nunes Costa, Carla Viana e Matheus Gomes Costa.

ASCOM – CODESAL

09/03/2022