Moradores de Bom Juá participaram dia 01/03 de simulado de evacuação de área, promovido pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). A ação teve início às 9h, com o acionamento da sirene do Sistema de Alerta e Alarme, seguida da mobilização das equipes da Codesal, que circularam em rotas específicas daquela comunidade, suscetível a desastres naturais, convocando os moradores a saírem de suas casas e seguirem até o ponto escolhido para acolhimento na Escola Municipal Consul Shindler.

"Essa ação é o desdobramento de um trabalho que a Codesal já vem realizando voltado à prevenção. Nosso objetivo com o simulado é mostrar à população como se comportar em episódio de risco provocado por fortes chuvas”, afirmou o diretor geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo.

Colaboraram com a realização do simulado os órgãos parceiros, integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC): a Secretaria Municipal de Governo (Segov); a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre); a Transalvador, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Prefeitura Bairro Liberdade/ S. Caetano. Participaram ainda a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis); a Gerência Regional de Educação (GRE); a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon).

Antes dos simulados, a Codesal capacita voluntários nas comunidades, formando Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), um dos programas mais importantes promovidos por meio da Subcoordenadoria de Ações Comunitárias e Educativas do órgão, voltado à prevenção e percepção de risco.

No último sábado (26/02) foram realizados simulados simultaneamente em Vila Picasso e Voluntários da Pátria. No próximo sábado (05/03), serão realizados simulados em Mamede (Alto da Terezinha) e Baixa do Cacau (S. Caetano).


ASCOM - CODESAL
01/03/2022

Disque 199
Em Caso de Emergência.
Redes
Fale Conosco

Mais informações ou solicitações de dados

Clique Aqui